O Agrupamento de Escolas de Gouveia está a levar a cabo durante esta semana e a próxima sessões de leitura treatrizalizada com todos os jardins de infância do concelho de Gouveia. As crianças além de ouvirem uma história contada por uma animadora seguem depois para o auditório onde ouvem histórias interactivas com fantoches e projecção de imagens em datashow.
As histórias dramatizadas são "O Principe Sapo", e "Carmela: A Galinha que queria ver o mar".
Pretende-se deste modo, que as crianças mais novas tenham desde logo um contacto directo com os livos e a leitura para no futuro se virem a formar novos leitores.
Pretende-se deste modo, que as crianças mais novas tenham desde logo um contacto directo com os livos e a leitura para no futuro se virem a formar novos leitores.
"O Teatro de Fantoches"
"As crianças adoraram o teatro de fantoches"
"Os actores responsáveis pela dramatização, Milú e Rui Eufrásia"
O Instituto de Gouveia - Escola Profissional em colaboração com a Biblioteca Municipal Vergílio Ferreira, decidiu comemorar o Dia Mundial do Livro Infantil promovendo diversas actividades. Foi projectada em datashow uma historia infantil com animação dos alunos do IG. Após a projecção da história, as crianças foram jogar jogos didácticos nos computadores da sala infantil. Comemorou-se assim esta data tão importante do universo literário, ficando a promessa de futuras acções conjuntas entre o IG- Escola Profissional e a Biblioteca Municipal Vergílio Ferreira.
"As crianças no auditório assistindo à história"
"Alunos do IG ajudando as crianças nos jogos didácticos"
Pode ser visitada durante o mês de Abril (de 3 a 30), no átrio da Biblioteca Municipal Vergílio Ferreira a exposição “Uma visão íntima da Mulher no virar do Século”. Quer a Biblioteca com esta mostra, recriar um certo ambiente de privacidade que se viveria no início do século. A exposição é maioritariamente composta por roupa feminina (interior), objectos pessoais, assim como mobiliário da época para assim dar aos visitantes, sobretudo aos mais jovens um olhar sobre o quotidiano das suas avós. Referência também para o “linho”, sendo este material dominante nas peças de vestuário interior da época.
"Vista geral do quarto"
"Alguns objectos da época"
"Várias peças de lingerir em linho e renda (Culotes, saiotes)"
"Traje feminino íntimo da época"
"Traje de romeiro"